segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Brasil perde Country Dun It




Aos 29 dias do mês de  novembro, com 21 anos de idade, morreu o garanhão Country Dun It, este baio filho do NRHA Hall Of Fame Hollywood Dun It com a égua Country Bobs Sugar. Garanhão importado dos Estados Unidos muito contribuiu para a equinocultura nacional, é considerado um dos maiores reprodutores da raça Quarto de Milha e da modalidade de rédeas. Mesmo com poucas gerações nascidas em solo norte-americano Country produziu o campeão do Derby NRHA 2003, Coutry Bay Berry. No Brasil deixou sua marca, produzindo campeões em diversas modalidades, destaque para: Rédeas (Hushnix Dun It Dar, Bland Dun It, Lapidado Whiz Dunit, Sugar Pep Dun OMF, Country Double Doc, Master Dunit Jhonny, Wit Dunnit, Tensor Doc Dun, Country Miss Dell, Just Bar Pine, Cowboy Dun It), Working Cow Horse (Little Dun Ita Dar, Country Gamay RE), Laço Dupla (Gold Playboy Dun It, Hollywood Country), Laço Bezerro (Pilgreen Dun It, Gone And Dun It, Grape Dun It, Country Doc Jay, Dog Dun It Dar), Três Tambores (Buenochex Dun It e Hollywood Sugar Omf), Vaquejada (Dry Docs Dun Dar, Okiedude Dun It Dar), Team Penning (Suzie Q Dun It).
 Nas pistas Country ganhou  mais de 40 mil dólares, foi líder do ranking de reprodutores em atividade na modalidade Rédeas, Top Ten no Laço de Bezerro Técnico e Working Cow Horse pela ABQM.  
Vale ressaltar que vários filhos de Country Dun It já brilharam, nas pistas goianas, em eventos da ACOR, entre eles o campeão e o res. campeão da nossa mais recente prova (1ª Etapa do Campeonato ACOR 2013/2014 - Cat. Aberta) são eles, respectivamente, Lapidado Whiz Dunit e Master Dunit.

 A ACOR faz esta homenagem ao incomparável Country Dun It e agradece ao DA Ranch por disponibilizar esta genética ao Brasil.

domingo, 13 de outubro de 2013

ACOR da início ao ano hípico 2013/2014 em grande estilo

por Rodrigo Rizzo Filho

A Associação Centro-Oeste do Cavalo de Rédeas, realizou, no dia 14 de setembro, no Centro Equestre Villa Cavalcare, em Goiânia - GO, a 1ª Etapa do Campeonato ACOR de Rédeas 2013/2014. Juntamente com o grande evento que deu início ao ano hípico goiano para a modalidade de rédeas, aconteceu posse da nova Diretoria da ACOR, presidida agora por Rodrigo Rizzo Vasques.

 A nova Diretoria foi incansável na preparação para este evento, que contou com recorde de 38 inscrições. O destacado recinto foi especialmente preparado para receber a todos com muito conforto, pontualidade para o início das provas, uma estrutura de qualidade, altíssimo nível técnico entre os competidores e um público sensacional, garantiram a ACOR, que desse início a temporada 2013/2014 com grande estilo.

O campeonato contou com uma abertura especial.


Julgaram as provas o juíz ANCR/NRHA Reginaldo Melo Rosa (scriber André Antunes).


Jovenil Dias e Lapidado Whiz Dunit marcaram a maior nota de todo o evento.

Jovenil Dias Machado fez uma apresentação que arrancou aplausos, chamando atenção para o spin. Montando Lapidado Whiz Dunit, de propriedade de Rodrigo Rizzo Filho, marcou 72,5, maior nota de todo o evento, e levou para casa o título de campeão na categoria aberta níveis 4, 3 e 2. O garanhão baio é filho de nada menos que Country Dun It em Apple Whiz Wood. Outro filho de Country Dun It que fez uma belíssima apresentação foi Master Dunit, de propriedade de Mauro de Oliveira Souza. Montado por Carolina Paiva Bianchi, sagrou-se reservado campeão na categoria aberta níveis 4, 3 e 2.

 Carolina Paiva Bianchi recebeu a premiação do amigo João Alberto Guerra.
 
Treinador e competidor acostumado com o pódio, Weligton Teixeira levou prêmio pelo 3º lugar de Little Question Luxe, apresentado por ele na categoria aberta nível 4, marcando 71 pontos empatado com Edgard Santos e Ungasan Johnny. 
 
Empatados em 3º lugar os amigos Weligton Teixeira e Edgard Santos.

De Brasília-DF, Edgard Santos levantou mais um troféu. Apresentou Ungasan Johnny, animal que é sempre destaque nas provas de Rédeas, marcando 71,5 para vencer a categoria amador níveis 4, 3 e 2. Também representando o Distrito Federal, Mariana Cesca Piva foi reservada campeã nos níveis 4, 3 e 2 com Phoebe's Cody, uma filha do destacado Tensor Doc Dun. A pouca idade de Free Spark Gene, animal mais jovem de todo o evento, não impediu que conquistasse o 3º lugar, apresentado por Edgard Santos.   

 Edgard Santos levou para Brasília o troféu de campeão amador.

 Na categoria amador nível 1, o jovem Rodrigo Rizzo Filho colocou dois animais no pódio. Com uma apresentação de arrepiar, garantiu o título de campeão montando o garanhão baio Lapidado Whiz Dunit, marcou 71 pontos, já com a potra Sandra Question, o competidor conquistou o 3º lugar.

O título de reservado campeão da categoria amador nível 1, foi para João Paulo Martins, que marcou 68,5 com a belíssima Miss Mac Dunit CAC, filha do garanhão Tari Dun It.

      Rodrigo Rizzo Filho conquistou o 1º e 3º lugar na amador nível 1.

 João Paulo Martins, 2º lugar na categoria amador nível 1.

O troféu de campeão, da categoria aberta nível 1, foi para Marcos Junior, que obteve a nota 70,5 montando o crioulo Pampa Gaucho, filho de Xodó de Santa Edwiges.
O título de reservado campeão ficou com dois jovens competidores goianos, o aniversariante do dia Cherlos Catem montando Solano Andy MOS e Henrique Costa com Quiet Whiz MOS, eles empataram com 70 pontos. 

  Marcos Junior acrescentou mais um título a sua vitoriosa carreira.

Henrique Costa recebeu a premiação do vice-presidente da ACOR Rodrigo Rizzo Filho.


O aniversariante do dia Cherlos Catem sagrou-se reservado campeão.


RESULTADOS 
1ª Etapa do Campeonato ACOR de Rédeas 2013/2014


Aberta Nível 4
1º - Lapidado Whiz Dunit - Jovenil Dias - 72,5
2º - Master Dunit - Carolina Paiva Bianchi - 71,5
3º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 71
3º - Litlle Question Luxe - Weligton Teixeira - 71

Aberta Nível 3
1º - Lapidado Whiz Dunit - Jovenil Dias - 72,5
2º - Master Dunit - Carolina Paiva Bianchi - 71,5
3º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 71

Aberta Nível 2
1º - Lapidado Whiz Dunit - Jovenil Dias - 72,5
2º - Master Dunit - Carolina Paiva Bianchi - 71,5
3º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 71

Amador Nível 4
1º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 71,5
2º - Phoebe's Cody - Mariana Cesca Piva - 69,5
3º - Free Spark Gene - Edgard Rego Santos Neto - 67

Amador Nível 3
1º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 71,5
2º - Phoebe's Cody - Mariana Cesca Piva - 69,5
3º - Free Spark Gene - Edgard Rego Santos Neto - 67

Amador Nível 2
1º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 71,5
2º - Phoebe's Cody - Mariana Cesca Piva - 69,5
3º - Free Spark Gene - Edgard Rego Santos Neto - 67

Aberta Nível 1
1º - Pampa Gaucho - Marcos Junior - 70,5
2º - Solano Andy MOS - Cherlos Mendes Catem - 70
2º - Quiet Whiz MOS - Henrique Costa - 70

Amador Nível 1
1º - Lapidado Whiz Dunit - Rodrigo Rizzo Filho - 71
2º - Miss Mac Dunit CAC - João Paulo Martins - 68,5
- Sandra Question HPN - Rodrigo Rizzo Filho - 66

A Associação Centro-Oeste do Cavalo de Rédeas agradece a todos os presentes, que abrilhantaram este maravilhoso evento da família rédeas.
 

domingo, 18 de agosto de 2013

Campeonato Nacional 2012/2013



Campeonato Nacional 2012/2013

Envolvimento dos Núcleos cada vez maior é uma das molas-mestras da associação

            Bandeiras dos estados participantes, torcidas animadas, cavalos bem treinados, competidores aguerridos Esse foi um resumo da festa promovida para o encerramento da temporada da Rédeas brasileira. O 22° ANCR Campeonato Nacional aconteceu de 31 de julho a 4 de agosto, na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal, SP.
            Após o encerramento dos campeonatos regionais dos dez núcleos que fazem parte da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas – ANCR, onde os competidores buscaram o título pelo seu estado, toda a atenção estava voltada em saber quem seriam os campeões nacionais. E eles receberam as suas glórias após essa grande prova, que foi realizada juntamente com o 24° ANCR Potro do Futuro e 4ª Copa Inter Núcleos ANCR.
Julgaram as provas os juízes ANCR/NRHA Leonardo Feitosa, Luiz Paulo Ramos, Hiram Rezende, Giovani Bornancin, Fernando de Oliveira e Diego Testa (equipamento).
 O ambiente formado na sexta a noite, 3 de agosto, estava o melhor possível. O frio não espantou o público, que começa a se acostumar a estar presente em todos os dias, torcendo e contribuindo para o sucesso do evento. Eles puderam ver os campeões nacionais nas categorias Aberta e Principiante Aberta e também a apresentação do tricampeão mundial de montaria em touros Adriano Moraes, no ANCR Celebrity.
Gilson Paulo Vendrame fez uma apresentação que arrancou aplausos, chamando atenção para o spin de pontuação máxima. Montando A Little Spring Step marcou 219,5 e levou para casa o título de Campeão Nacional Aberta Nivel 4 e também no Nivel 3. O cavalo tem a pelagem Baio Amarilho e filiação de nada menos que Wimpys Little Step em Spring Dun It.
Treinador e competidor acostumado com o pódio, Vendrame também levou prêmio pelo reservado campeonato de Winnin Jac Dunit, apresentado por ele na Aberta Nivel 3, marcando 217 pontos. Completando a galeria de campeões da Aberta, pela Nível 2 a vitória foi de Maximiliano da Silva Conceição. Ele contou com uma grande torcida ao apresentar VB Eldorado Dragão (Crioulo) e marcar 214,5.
Outro animal da raça Crioula que fez uma bonita apresentação foi Paladino do Trinta e Oito. Montado por Carlos Henrrique M. Alves, sagrou-se campeão da Aberta Principiante, com a nota 214. Galgando o futuro na lista dos melhores treinadores do Brasil, os finalistas fizeram bonito em pista. O segundo lugar ficou para Damasco Duplo Z e Marco António Pereira da Silva, com 211 pontos.
De Viamão, RS, Jonathan Marca dos Santos levantou mais um troféu. Ele é um dos cavaleiros amadores mais pontuados pela ANCR, somando uma premiação de mais de R$ 40 mil. Ele apresentou VB Eldorado Dragão, animal que é sempre destaque nas provas de Rédeas, marcando 219,5 para vencer o Campeonato Nacional Amador Nivel 4. As provas desta categorias, juntando com a Amador Principiante, aconteceram no sábado de manhã.
Também representando o Rio Grande do Sul, Lucas Schmitt Petry foi o campeão da Amador Nível 3 e reservado campeão na Nivel 4, com DR Top Dun It e a nota 213,5. DR Sand Dunit, de Rafaela Guazzelli Estrougo, que já foi campeão Derby e Super Stakes, agora tem o título Nacional pela Nivel 2, ao marcar 213. Os dois animais são filhos de GD Golden Dun It.
Sucesso em todas as provas que a ANCR tem realizado, a categoria Amador Principiante arrepiou mais uma vez. Esta é a categoria em que participam os cavaleiros que estão começando na modalidade. Poder ver ela com um número grande de competidores é motivo de orgulho da ANCR. Ainda sem muita experiência, cada conjunto entra em pista primando pela garra e a vontade de fazer o seu melhor.
E a vitória ficou para a pequena Isabela Fernandes. Montando Garufa da Reconquista, ela marcou 212 e emocionou a todos. Belinha, como é conhecida e chamada por todos carinhosamente, também chamou atenção ao se apresentar no Freestyle, no mesmo dia, durante a abertura da final do Potro do Futuro. VB Eldorado Dragão marcou presença pela terceira vez neste evento, ao levar Antonio Brocker Junqueira ao segundo lugar nesta categoria, com nota 209.
            Resultados completos e todas as informações: www.ancr.org.br.


RESULTADOS:
Campeonato Nacional
Aberta Nível 4
1º - A Little Spring Step - Gilson Paulo Vendrame - 219,5
2º - JR Country Dandy - Gilson Vieira Diniz Filho - 218
3º - Winnin Jac Dunit - Gilson Paulo Vendrame - 217
3º - DR Sand Dunit - Rodrigo Nieves - 217
Aberta Nível 3
1º - A Little Spring Step - Gilson Paulo Vendrame - 219,5
2º - Winnin Jac Dunit - Gilson Paulo Vendrame - 217
3º - FS Tamoeiro - Fabricio Suris da Silveira - 211
Aberta Nível 2
1º - VB Eldorado Dragão - Maximiliano da Silva Conceição - 214,5
2º - FS Tamoeiro - Fabricio Suris da Silveira - 211
3º - Okley Jac Dunit - João Alberto V. B. Luzardo - 209,5
Amador Nível 4
1º - VB Eldorado Dragão - Jonathan Marca dos Santos - 219,5
2º - DR Top Dun It - Lucas Schmitt Petry - 213,5
3º - DR Sand Dunit - Rafaela Guazzelli Estrougo - 213
Amador Nível 3
1º - DR Top Dun It - Lucas Schmitt Petry - 213,5
2º - DR Sand Dunit - Rafaela Guazzelli Estrougo - 213
3º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 210,5
Amador Nível 2
1º - DR Sand Dunit - Rafaela Guazzelli Estrougo - 213
4º - Ungasan Johnny - Edgard Rego Santos Neto - 210,5
3º - Like A Play Boy - José Henrique do Amaral - 210
Principiante Aberta
1º - Paladino do Trinta e Oito - Carlos Henrrique M. Alves - 214
2º - Damasco Duplo Z - Marco António Pereira da Silva - 211
3º - Shine Whiz QR - João Carlos Rangel – 206
Principiante Amador
1º - Garufa da Reconquista - Isabela Fernandes - 212
2º - VB Eldorado Dragão - Antonio Brocker Junqueira - 209
3º - Daiquiri do Bronze - Leopoldo Rausch Potter - 208,5

Fonte: ANCR

terça-feira, 2 de julho de 2013

Pré Futurity encerra o ciclo 2012/2013

Por Rodrigo Rizzo Filho

 A Associação Centro Oeste do Cavalo de Rédeas, realizou, no dia 15 de junho, na arena do Rancho Seabra, em Santo Antonio de Goiás-GO, a primeira edição do Pré Futurity ACOR. Juntamente com o grande evento que encerrou o ano hípico goiano para a modalidade de rédeas, aconteceu a cerimônia de premiação dos campeões do Campeonato ACOR 2012/2013.
 A Diretoria foi incansável na preparação para este evento, que contou com recorde de inscrições. O recinto foi preparado para receber a todos com todo conforto, pontualidade para o início das provas, excelente estrutura, altíssimo nível técnico entre os competidores e um público sensacional, garantiram a Diretoria ACOR, presidida por Hiram Resende, que fechasse a temporada 2012/2013 com "chave de ouro". 


  As provas foram julgadas pelo juiz ANCR/NRHA Hiram Resende (scriber Reginaldo Rosa).
 Em pista, somente animais de três ano hípicos, nascidos entre 01/07/2009 a 30/06/2010 e contou com as categorias aberta níveis 3 e 4, amador e principiante aberta.
 Na categoria aberta nível 4 o conjunto Welington Teixeira & La Guapa Barça, proporcionaram grande emoção para o público ao empatar com Hallexsander Vieira & Lapidado Dunit, o emocionante "run off" garantiu ao veterano "Eltinho" (Welington Teixeira) o primeiro lugar, com a incrível nota 72.

 Já na aberta nível 3 Hallexsander Vieira montando o belíssimo baio Lapidado Dunit, após uma apresentação impecável com destaque nos esbarros e spins, superou 20 conjutos e sagrou-se campeão.

 As disputas do Pré Futurity amador foi marcada com a presença de jovens, e não menos experientes, competidores. Mariana Piva garantiu o primeiro lugar montando Tensor Beaver.

  O competidor Marcos Junior acrescentou mais um título a sua vitoriosa carreira, conquistando o primeiro lugar na categoria principiante aberta.


Além de proprietários, competidores, treinadores e espectadores, o evento contou com a ilustre presença do excelentíssimo senhor deputado estadual e grande admirador da modalidade de rédeas Daniel Messac.




A Associação Centro Oeste do Cavalo de Rédeas agradece a todos os presentes, que abrilhantaram este maravilhoso evento da família rédeas.

terça-feira, 4 de junho de 2013

1º PRÉ FUTURITY ACOR


A Associação Centro Oeste do Cavalo de Rédeas, dia 15/06, realizará no Rancho Seabra em Santo Antonio de Goiás-GO, o 1º Pre-Futurity de Rédeas ACOR. A prova será exclusiva para animais com 3 anos hípicos, ou seja, animais nascidos entre 01/07/2009 a 30/06/2010, e contará com as categorias aberta, amador e principiante.
O diferencial do Pre-Futurity, é permitir que o cavaleiro opte por apresentar seu animal com as duas mãos nas rédeas usando bridão ou freio.
A prova premiará com fivela exclusiva e dinheiro; o valor da inscrição será de R$300,00 e o percurso o 05.

Contamos com a presença de todos.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gilson Diniz no Hall da Fama

  
  O amor pelos cavalos nasceu para Gilson Vieira Diniz pela real necessidade de transporte, onde ele e seus irmãos utilizavam deste meio para irem à escola. Embora tenha nascido em Coromandel (MG), morou desde os cinco anos de idade no estado de Goiás.
Em 1978, ele conheceu o Quarto de Milha quando seu pai foi trabalhar nas fazendas de Fernando Sampaio e Paulo Murguel. “Foi paixão à primeira vista pela raça, pois estava vendo o cavalo do cowboy americano”, disse ele. O primeiro cavalo que montou foi um ½ sangue mestiço, chamado Comanche (Apache). Casou-se aos 19 anos com Roseli, mãe de seus três filhos (Gilson Filho, Giseli e Giovanna). Fez seu primeiro curso de Doma Racional com o professor José Eduardo Borba, em 1979.
Com 21 anos e incentivado por Sizefredo Cintra, o Billy, foi trabalhar para Giovanni Borges, e domou pela primeira vez um animal para Rédeas. Uma mestiça Quarto de Milha chamada Samantha, a qual lhe acrescentou em seu nome ‘Bar Socs’, por ter em seu sangue este reprodutor. Foi o primeiro animal que conseguiu esbarrar e espinar, lhe proporcionando uma grande emoção. A partir daí, começou a participar de exposições agropecuárias por todo o estado, fazendo demonstrações. Em seguida trabalhou dois anos na Fazenda 3 Barras, em Itauçu, de Marcos Joel dos Santos. Lá montou em Halley Jet HJS (Dreaming Jet). Adquirindo cada vez mais experiência, foi trabalhar no Rodoharas, de Hélio Levy da Rocha, e pediu ao seu “patrão” anterior que gostaria de levar para lá o Halley. Em 1989, conquistou seus primeiros troféus. Foi em Curitiba (PR), ficando como reservado campeão Potro do Futuro e o do Nacional ABQM de Rédeas, com o baio amarilho Watch Reds Song (Mr Baron Red).
Em 1990 comprou quatro alqueires em Santo Antonio de Goiás, há 18 quilômetros de Goiânia, e com esforço construiu o Centro de Treinamento Rancho Diniz, recebendo para treinar animais de terceiros. A consagração maior veio 1992, em Uberlândia (MG), no Nacional ABQM, com Halley Jet, conquistando o título do Nacional, categoria Sênior, e com Doc Blueboy (Doc O Lena Boy), de propriedade de Edinamérico Oliveira, o Nacional - Júnior. Sua coroação veio em 1993 em Bauru (SP), obtendo seu primeiro Potro do Futuro, montando a importada Docs Brava (Dry Doc), pertencente ao paranaense Wilson Pulzatto.
Com o passar do tempo, veio para o estado de São Paulo, trabalhando entre 1996 e 1998 no Centro de Treinamento Licca e no Haras Pantaleão. Após vender sua propriedade em Goiás, comprou uma área em Itapira (SP), realizando definitivamente seu sonho, instalando o Rancho Diniz, local onde pode definitivamente colocar em prática seu trabalho.
Gilson acumula em seu cartel aproximadamente 70 títulos, somente entre primeiro e segundo lugares. Pela ABQM foi campeão nove vezes (dois Potro do Futuro) e 16 pela ANCR (quatro Potro do Futuro), além de vencer provas da American Quarter Horse Association (AQHA) e outras em provas regionais. “A quantidade exata não tenho, mas foram muitos e, com certeza, 99,9% foram com Quarto de Milha”, informou Diniz. Hoje, a sua fama de bom treinador espalhou-se pelo Brasil e sob a sua tutela estão mais de 40 cavalos, sendo seis de sua propriedade.

Fonte: ABQM

Norman, mascote e chefe de torcida dos Jogos Equestres Mundiais 2014, já está a postos


Em 2014, entre 23 de agosto e 7 de setembro, a Normandia recebe a 7ª edição dos Alletch FEI Jogos Equestres Mundiais que acontecem a cada quatro anos e definem os campeões mundiais em sete modalidades: Salto, Adestramento, Adestramento Paraequestre, Concurso Completo, Rédeas, Volteio, Enduro e Atrelagem. A expectativa é receber 1000 cavaleiros e amazonas e 1000 cavalos de 60 países. O público esperado é de 500 mil pessoas.

norman01
E quem desde já está a postos na organização e vai dar as boas vindas a todos é Norman, mascote do Jogos e chefe da torcida. O jovem fã do hipismo é fruto de uma história de amor na última edição dos Jogos em Kentucky, EUA. Nascido em 2011 em Caen na Normandia,  o mascote é filho de campeã de Salto da Normandia e seu pai americano arrematou o título de campeão mundial na modalidade rédeas em 2012.